quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MÉTODOS DA ALFABETIZAÇÃO

Vários são os métodos de alfabetizar.Veja alguns:

MÉTODO SINTÉTICO:É um processo que consiste em ir de partes ao todo.Corresponde ao oral e escrito. Alguns principios do método:
pronúncia correta para evitar confusões entre os fonemas;

grafias de formas semelhantes devem ser apresentadas separadamente para evitar confusões visuais entre as elas;

ensinar um par de grafema-fonema de cada vez, sem passar para outro enquanto a associação não estiver bem memorizada.

iniciar com os casos de ortografia regular, isto é, palavras nas quais a grafia coincida com a pronúncia.

-MÉTODO ANALITICO:Esse é o contrario do sintético parte-se de um todo para as partes.Esse método é conhecido como "olhar-e-dizer".Defende que a leitura é um ato global e audiovisual.Esse método pode ser dividido em palavração(palavras),setenciação(frases)e global(contos e histórias).

- MÉTODO FÔNICO:Esse método consiste no aprendizado através de fonemas e grafemas,ou seja sons e letras.O método é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica, ou seja, as relações entre sons e letras devem ser feitas através do planejamento de atividades lúdicas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.O método fônico nasceu como uma crítica ao método da soletração ou alfabético. Primeiro são ensinadas as formas e os sons das vogais. Depois são ensinadas as consoantes, sendo, aos poucos, estabelecidas relações mais complexas. Cada letra é aprendida como um fonema que, juntamente com outro, forma sílabas e palavras. São ensinadas primeiro as sílabas mais simples e depois as mais complexas.Os especialistas dizem que este método alfabetiza crianças, em média, no período de quatro a seis meses. Este é o método mais recomendado nas diretrizes curriculares dos países desenvolvidos que utilizam a linguagem alfabética.

A maior crítica a este método é que não serve para trabalhar com as muitas exceções da língua portuguesa. Por exemplo, como explicar que cassa e caça têm a mesma pronúncia e se escrevem de maneira diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário