quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Atividades para os niveis da alfabetização


Atividades para o nivel pré silábico




Atividades para o nivel silábico.








Atividades para o nivel alfabético.

Niveis da alfabetização



) Nível Pré-Silábico- não se busca correspondência com o som; as hipóteses das crianças são estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo. A criança tenta nesse nível:
diferenciar entre desenho e escrita
utilizar no mínimo duas ou três letras para poder escrever palavras
reproduzir os traços da escrita, de acordo com seu contato com as formas gráficas (imprensa ou cursiva), escolhendo a que lhe é mais familiar para usar nas suas hipóteses de escrita
percebe que é preciso variar os caracteres para obter palavras diferentes.

2) Nível Silábico- pode ser dividido entre Silábico e Silábico Alfabético:
Silábico- a criança compreende que as diferenças na representação escrita está relacionada com o "som" das palavras, o que a leva a sentir a necessidade de usar uma forma de grafia para cada som. Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras.
Silábico- Alfabético- convivem as formas de fazer corresponder os sons às formas silábica e alfabética e a criança pode escolher as letras ou de forma ortográfica ou fonética.

3)Nível Alfabético- a criança agora entende que:
a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores
a identificação do som não é garantia da identificação da letra, o que pode gerar as famosas dificuldades ortográficas
a escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras
Smolka1 diz que podemos entender o processo de aquisição

Técnicas


Para a alfabetização se tornar algo agradavel para os alunos podemos utilizar diversos recursos como as ténicas abaixo:


Técnica do fio de lã: Essa técnica pode ser utilizada para trabalharmos os sons das letras.
Com a turma em circulo a professora começa o jogo.Ex: A professora diz "amor" e joga a linha para um aluno.O aluno deve fazer o som da ultima letra no caso "r" e assim em frente.


Técnica da bolinha rollon: O aluno de frente para o quadro espera o outro pegar uma letra na caixinha. O aluno que retirou a letra a reproduz nas costas do colega com a bolinha rollon. O colega deve identificar aletra e escreve-la no quadro.

Técnica das rimas: A professora entrega fichas para os alunos com palavras rimadas.As fichas são confeccionadas em pares,(café-pé),cada aluno receberá uma ficha.Começa com a professora chamando o primeiro aluno.EX: A professora chama o aluno com a palavra "café" logo o outro deve ter a rima de café,no exemplo é o pé.Assim no quadro vão sendo colados os pares de rimas.Após fazem a leitura e copiam no caderno.


Técnica do texto coletivo: Os alunos devem estar em circulo.A técnica começa com cada aluno escolhendo um personagem da literatura infantil. A seguir o aluno da ponta começa uma história,o segundo continua e assim por diante.No fim a professora passa a história dos alunos para um cartaz e após fazem a leitura e a cópia para o caderno.

Atividades

Algumas atividades propostas:




href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggwyYJDeMEX40ouYXN7GAuzuUwtmsh2ZvqxE0h3hl-0DxODmMBJxzbirI8Ztn2-sut7OcKA289L09qszHQAToCSt_WKZUYj7fPUfRXsURgi78l-FtvxbvhzyArLJ9ayphjufbxo2H0V9qE/s1600-h/ScannedImage-10.jpg">






quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MÉTODOS DA ALFABETIZAÇÃO

Vários são os métodos de alfabetizar.Veja alguns:

MÉTODO SINTÉTICO:É um processo que consiste em ir de partes ao todo.Corresponde ao oral e escrito. Alguns principios do método:
pronúncia correta para evitar confusões entre os fonemas;

grafias de formas semelhantes devem ser apresentadas separadamente para evitar confusões visuais entre as elas;

ensinar um par de grafema-fonema de cada vez, sem passar para outro enquanto a associação não estiver bem memorizada.

iniciar com os casos de ortografia regular, isto é, palavras nas quais a grafia coincida com a pronúncia.

-MÉTODO ANALITICO:Esse é o contrario do sintético parte-se de um todo para as partes.Esse método é conhecido como "olhar-e-dizer".Defende que a leitura é um ato global e audiovisual.Esse método pode ser dividido em palavração(palavras),setenciação(frases)e global(contos e histórias).

- MÉTODO FÔNICO:Esse método consiste no aprendizado através de fonemas e grafemas,ou seja sons e letras.O método é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica, ou seja, as relações entre sons e letras devem ser feitas através do planejamento de atividades lúdicas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.O método fônico nasceu como uma crítica ao método da soletração ou alfabético. Primeiro são ensinadas as formas e os sons das vogais. Depois são ensinadas as consoantes, sendo, aos poucos, estabelecidas relações mais complexas. Cada letra é aprendida como um fonema que, juntamente com outro, forma sílabas e palavras. São ensinadas primeiro as sílabas mais simples e depois as mais complexas.Os especialistas dizem que este método alfabetiza crianças, em média, no período de quatro a seis meses. Este é o método mais recomendado nas diretrizes curriculares dos países desenvolvidos que utilizam a linguagem alfabética.

A maior crítica a este método é que não serve para trabalhar com as muitas exceções da língua portuguesa. Por exemplo, como explicar que cassa e caça têm a mesma pronúncia e se escrevem de maneira diferente
Aprender a ler e escrever é um grande desafio,todos precisam estar envolvidos,não só o prefessor.A familia também tem um grande e importante papel nesse desafio,deve ajudar e estimular a escrita e a leitura da criança.

Bem vindos!!!

Entre e deixe a sua mensagem!!!